ECONGEL


foto

Ícone para título nível 2Notícias

 


    Brasileiro est� mais otimista e entusiasmado, diz estudo

    O brasileiro passou de �preocupado e revoltado�, em 2008, para �otimista e entusiasmado�, em 2009, segundo a pesquisa Observador Brasil 2010, divulgada nesta quarta-feira (18) pela Cetelem � financeira do grupo franc�s BNP Paribas. Desenvolvido em parceria com a Ipsos-Public Affairs, o estudo, realizado anualmente, faz uma radiografia do comportamento de consumo do brasileiro.
    Este � o quinto ano que a pesquisa � feita no Brasil. No estudo deste ano, em uma escala de 0 a 10, a situa��o geral do pa�s foi avaliada com nota 6,24, a melhor m�dia comparando os 13 pa�ses onde a Cetelem promove sua pesquisa. A R�ssia, por exemplo, foi o segundo pa�s com melhor nota e recebeu 5, seguido de B�lgica, com 4,9.

    A avalia��o do Brasil em 2009 � a melhor desde 2005, ano em que a pesquisa come�ou a ser realizada no pa�s e quando o Brasil foi avaliado com nota 4,72.

    Os dados do Observador Brasil 2010 apontam que para 40% dos entrevistados, o �otimismo� foi, pela primeira vez, a palavra que melhor descreve o futuro, passando �preocupa��o�, que ficou com 35%.

    Apesar do otimismo, por�m, ainda constam como principais preocupa��es do brasileiro quest�es como infla��o, desemprego, renda pessoal, situa��o financeira, endividamento e compra de bens de maior valor.

    Sobre as percep��es para os pr�ximos 12 meses, 57% dos entrevistados acreditam que sua situa��o financeira vai melhorar. Na pesquisa anterior, este indicador havia sido apontado por 48% dos entrevistados. Da mesma forma, subiu a percep��o de melhora do padr�o de vida: em 2008, 49% dos entrevistados confirmaram este indicador contra 57% na �ltima pesquisa.

    Foram entrevistadas 1.500 pessoas, entre os dias 18 e 29 de dezembro de 2009, em 70 cidades diferentes.

    Fonte: G1

 

Todos os direitos reservados a econgel.

Rua Desembargador Antonio Soares 1296, Tirol - CEP: 59020650 - Telefone: 84 3133-3888

Fale conosco: [email protected]

maxmeio.com